domingo, 21 de agosto de 2011

Bento XVI: “A Universidade tem sempre sido a casa onde se busca a verdade própria da pessoa humana”


Sua Santiade manteve um encontro com 1000 professores, na Basílica de SanLorenzo de El Escorial, onde sublinhou que “não é uma casualidade que tenha sido a Igreja quem promoveu a instituição universitária”

Como professor entre os demais, o Papa pediu aos professores que transmitiam o ideal universitário aos seus alunos …

“Os jovens necessitam autênticos mestres, pessoas abertas à verdade total nas diferentes áreas do saber” declarou o Sumo Pontífice

O cardeal Rouco Varela, assegurou que o Papa é a luz que os guiará no desenrolar cristão da sua tarefa intelectual e educativa.

Madrid, 19 agosto de 2011 – A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 11 saiu da cidade por umas horas que a acolhe, para se transladar um pouco mais para norte, para o Real Sitio de El Escorial, um lugar que não é desconhecido para o Papa, que já o visitou, em 1989, como perfeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

Num ambiente festivo e colorido, com togas e capelos de diferentes disciplinas, teve lugar o encontro do Papa com mais de 1000 professores e investigadores de todo o mundo. Este encontro tem a marca do constante empenho do Santo Padre para contribuir para a reflexão entre a ciência e a fé (com precedentes em Ratisbona, na Alemanha, do encontro dos Bernardinos em Paris ou em Westmister Hall). No evento estive presente o ministro da Educação, Ángel Gabiondo que cumprimentou o Papa à entrada da Basílica.

Durante este encontro com jovens docentes, Bento XVI defendeu o papel que tem a instituição universitária hoje em dia. “A universidade foi, e está chamada a ser sempre, a casa onde se busca a verdade própria da pessoa humana”. Nesse sentido, o pontífice deixou claro que “não é casualidade que fosse a igreja quem promoveu a instituição universitária, pois a fé cristã fala-nos de Cristo como o Logos por quem tudo foi feito (cf. Jo 1, 3)”.

Além disso, o Papa assegurou que “a universidade encarna um ideal que não se deve desvirtuar nem por ideologias fechadas ao diálogo racional, nem por servilismos a um lógica utilitarista de simples mercado, que olha para o homem como mero consumidor”.

Por outro lado, o Papa convidou aos docentes a que transmitam esse ideal universitário de propor e acreditar na fé perante a inteligência dos homens, enquanto os advertiu que não basta ensiná-lo mas também vivê-lo. “Os jovens precisam de mestres autênticos: pessoas abertas à verdade total nos diversos ramos do saber, capazes de escutar e viver, dentro de si mesmos, este diálogo interdisciplinar”. Seguidamente, usou Platão como exemplo: “«Busca a verdade enquanto és jovem, porque, se o não fizeres, depois escapar-te-á das mãos» (Parménides, 135d)”.

O Santo Padre quis animá-los “a não perder jamais tal sensibilidade e encanto pela verdade, a não esquecerdes que o ensino não é uma simples transmissão de conteúdos, mas uma formação de jovens a quem deveis compreender e amar.” Para Bento XVI, “não podemos avançar no conhecimento de algo, se não nos mover o amor; nem tão pouco amar uma coisa em que não vemos racionalidade”. Nesse sentido, pediu aos professores que sejam humildes. “Na actividade intelectual e docente, a humildade é também uma virtude indispensável, pois protege da vaidade que fecha o acesso à verdade.”

Para finalizar, motivou-os a voltar sempre a olhar para Cristo e fez uso do tema da JMJ “Radicados n’Ele, sereis bons guias dos nossos jovens.” E concedeu-lhes a sua bênção.

Antes do discurso de Bento XVI, o Cardeal Arcebispo de Madrid Antonio María Rouco Varela manifestou a gratidão de variados sectores da vida universitária, especialmente de Espanha, pela decisão do Papa de incluir este encontro no programa da JMJ. Esta é a primeira vez que sucede na história das Jornadas.

Rouco assinalou que “os jovens universitários, que acolheram com tanto calor e afecto, estão muito conscientes que a Palavra do Papa será para eles, nestes momentos tão críticos para a humanidade, luz que os guiará no desenvolvimento cristão da sua tarefa intelectual e educativa.”

Também tomou a palavra em nome de todos os professores, Alejandro Rodrígiues de la Peña, doutorado em história, vice-reitor da Universidade San Pablo CEU e director do Colégio Mayor de San Pablo de Madrid. Rodriguez de la Peña agradeceu ao Papa o “fecundo magistério sobre a vocação universitária e, em particular, entre a ciência e a fé, e sobre o lugar vital da religião revelada na sociedade actual.” Além disso, afirmou que a “recente beatificação do cardeal John Henry Newman foi para todos os católicos um sinal eloquente da importância que vossa Santidade atribui a dimensão intelectual da vivência cristã”.

Neste encontro participou a Escolania del Monastério, que interpretou a “Avé Maria” do compositor e celebre polifonista do renascimento espanhol, Tomás de Vitoria.

A JMJ tras a Semana Santa as ruas de Madri

Madri, 19 de agosto de 2011. Madri viveu está noite sua particular madrugada. A pesar de estar em agosto e que a Semana Santa está muito longe, 15 confraternidades espanholas tiveram a oportunidade de reviver, em esta Jornada mundial da juventude, o momento que preparam com intensidade e devoção cada ano em primavera.

A razão desta Semana Santa foi atípica é outra celebração da Via crúcis que têm lugar nesta tarde em paseo de recoletos. Por isso, esta noite durante sua preparação, foram muitos peregrinos e devotos de cada confraternidade os que têm de perto a curiosidade e carinho a acompanhar aos passos e tronos de cada um dos baldaquinos que foi desenhado especialmente para eles.

Ana Belén, Maria Elvira e Ana vieram desde Málaga intencionalmente para acompanhar ao Cristo da apreensão, uma das primeiras confraternidades que chegou a recoletos. “Tudo isto é grande, histórico, nunca nos o tivemos imaginado”. Ademais têm comentado que levam todo o ano preparando-se para está ocasião tã especial. Nos pediram que estivessemos aquí e aceitamos imediatamente”.

OJE, la cual reúne al mayor número de niños y jóvenes dentro de esta JMJ.

Esta emoção das confraternidades compartidas com os integrantes das diferentes bandas e grupos musicais que têm acompanhados a cada um dos passos e tronos desta original Via Crúcis que medem 400 metros. Nervos e alegrías é o que sentem os jovenzinhos Jorge e Pablo, de 7 e 8 anos aproximadamente, que acudiram desde Salamanca parte do grupo musical OJE, da qual têm o maior número de crianças e jovens dentro desta JMJ.
Este desenvolvimento da história, cultura e fevor e devoção não deixou indeferentes a nenhum dos peregrinos que se encontram em seu camino pessoas que se reuniram par desfrutar deste momento único e incomum foram de nacionalidade española. Muitos dos peregrinos que vieram de outras partes do mundo não compreendam muito bem os sentimentos de profunda manifestação da fé. Mas isso não impediu de aproximar-se com curiosidade e pregunta próxima do significado da semana santa española.

Este é o caso de Monty, um norte americano o que ao terminar por emocionar do percurso das distintas imagens, acompanhadas por suas bandas e um intenso cheiro de incensó. Adoro conhecer as tradições espanholas e ver que a gente segui conservando este sentimento tão forte a figura de Jesus Cristo, foram estes peregrinos.

Esta noite foi intensa para os 74 voluntários e 50 policiais aos que corresponderam cuidar da orden da zona de Recoletos, já que as primeiras confraternidades que chegaram aos baldaquinos o fizeram em torno das duas da madrugada,. Temos que estar aquí até as oito da manhã, mais ou menos, mas não importa. Viver istos é um privilégio e estamos muito contentes, falou Begoña e Vero, voluntárias da zona.

Ontem de tarde tudo foi de barulho e devoção, mas hoje é o silêncio e a oração comentou Eduardo Delgado, arquiteto do projeto Via Crúcis, quem espera que quando tenha lugar “todos os olhos do mundo estejam olhando aquí”.

O Papa concedeu a possibilidade de ganhar indulgências àqueles que participem na JMJ


Bento XVI concedeu indulgências para quem participe na Jornada Mundial da Juventude, e cumpra com os requisitos requeridos. Em concreto:

• Concede-se a indulgência plenária aos fiéis que participem devotamente em qualquer cerimónia sagrada ou acção piedosa que se celebre em Madrid durante a XXVI Jornada Mundial da Juventude e na sua conclusão solene, desde que, confessados e verdadeiramente arrependidos, recebam a santa comunhão e rezem com devoção pelas intenções de Sua Santidade.

• Se concede la indulgencia parcial a los fieles, dondequiera que se encuentren durante la mencionada Jornada Mundial, si al menos con ánimo contrito, elevan sus súplicas a Dios Espíritu Santo, para que impulse a los jóvenes a la caridad y les dé la fuerza de anunciar el Evangelio con su propia vida.

O que são as indulgências? (Catecismo da Igreja Católica, n. 1471 e seguintes)
• A indulgência é a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições, pela acção da Igreja, a qual, enquanto dispensadora da redenção, distribui e aplica por sua autoridade o tesouro das satisfações de Cristo e dos santos.
• O fiel pode lucrar para si mesmo as indulgências ou aplicá-las aos defuntos.
• Para compreender esta doutrina e esta prática da Igreja, deve ter-se presente que o pecado tem uma dupla consequência.
o O pecado grave priva-nos da comunhão com Deus e, portanto, torna-nos incapazes da vida eterna, cuja privação se chama «pena eterna» do pecado.
o Por outro lado, todo o pecado, mesmo venial, traz consigo um apego desordenado às criaturas, o qual precisa de ser purificado, quer nesta vida quer depois da morte, no estado que se chama Purgatório. Esta purificação liberta do que se chama «pena temporal» do pecado.

Condições para ganhar as Indulgências

• Ser baptizado
• Estar em estado de graça
• Ter intenção de receber a Indulgência

Cumprir com as outras condições que a Igreja determinou para a Indulgência que se deseja obter:

para a Indulgência Plenária: estar arrependido dos pecados, realizar a acção requerida para a dita indulgência (neste caso a participação na JMJ) e, além disso, fazer uma confissão sacramental, receber a sagrada comunhão e rezar pelas intenções do Papa (um Pai Nosso e uma Ave-maria, por exemplo). Finalmente, há que estar livre de todo a ligação ao pecado, incluindo os pecados veniais.

para Indulgência Parcial: estar arrependido dos pecados e realizar a acção requerida para a referida Indulgência (neste caso a participação na JMJ).

Fonte: http://www.madridwyd2011.es/pt


Bento XVI: “Estou feliz por partir até Madrid”


Aos jovens da JMJ aconselha a “confiarem-se à oração para conseguirem abundantes frutos de vida cristã”

Madrid 16 de agosto de 2011 – Este domingo, no angelus desde Castelgandolfo, Bento XVI dirigiu-se aos peregrinos que participarão na JMJ para lhes pedir que o “acompanhem com a oração” para que neste evento “se colham abundantes frutos espirituais”.

“Quinta-feira partirei para Madrid. Estou feliz de encontrar ali todos os jovens que estarão presentes dos diversos países do mundo”, assinalou. O Santo Padre insistiu na necessidade de “se confiarem à oração” durante a Viagem Apostólica a Espanha para “que se colham abundantes frutos espirituais”

Do mesmo modo, convidou aos peregrinos “a meditar sobre o tesouro da fé que nos foi transmitido e a acolhe-lo com gratidão”. “Comprometendo-nos a responder de maneira responsável a chamada de Deus e a eleger fundamentar a nossa vida em Cristo. Neste caminho, nos não estamos sós”, realçou Bento XVI.

Preconceito Institucional com Santo Amaro


Santo Amaro é um bairro da área central do Recife. Está no limite entre o Recife e Olinda. Bairro de muitos contrastes, Santo Amaro se reinventa todos os dias. São poucas áreas do Recife que apresentam tamanha beleza... Quem não se apaixonou, ao cruzar a Ponte do Limoeiro em Direção ao Recife antigo, pela belíssima paisagem do Rio Capibaribe e Cais da Rua da Aurora... Santo Amaro preserva belezas de outrora... Assembléia Legislativa, Câmara dos Vereadores, Ginásio Pernambucano, ambos estão localizados no bairro de Santo Amaro... Quase que esqueço de um cartão postal da cidade... Parque Treze de Maio... Também localizado em Santo Amaro... Fico profundamento indignado quando percebo o preconceito com o meu bairro... Santo Amaro é um dos melhores locais para se viver no Recife. Apesar do histórico de violência e marginalidade, Santo Amaro persiste integro em sua missão... Habitar... Os conflitos persistente, são um grito de protesto e revolta pela falta de respeito a dignidade humana. O ser humano vale mais! Defender nossas origens é mais que uma questão de identidade. É afirmação. Santo Amaro é minha casa, meu lar, minha morada... Estar em um lugar melhor, depende dos esforços de todos nós. Por que não dizer: Santo Amaro é minha paróquia, meu país... Paz e Bem!

Osmar Morais Santos

Vidas jovens importam: o triste cenário de violência e morte da juventude no Recife

De 1998 a 2018, quase 15 mil jovens foram assassinados na capital pernambucana. Números que vão muito além da estatística. Um triste retrato...