sábado, 31 de dezembro de 2011
quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
Papa faz balanço dos eventos em 2011

Os fiéis, e não só eles, notam que as pessoas que frequentam regularmente a Igreja se tornam sempre mais idosas e o seu número diminui continuamente; há uma estagnação nas vocações ao sacerdócio; crescem o ceticismo e a descrença. Como, então, reverter essa tendência?
Para o Pontífice, o cerne da crise da Igreja na Europa é a crise da fé. Se não encontrarmos uma resposta para esta crise, ou seja, se a fé não ganhar de novo vitalidade, tornando-se uma convicção profunda e uma força real graças ao encontro com Jesus Cristo, permanecerão ineficazes todas as tentativas para reanimá-la.
Neste sentido, afirmou o Papa, o encontro com a jubilosa paixão pela fé na África foi um grande encorajamento. "Lá não se sentia qualquer indício desta lassidão da fé, tão difusa entre nós, não havia nada deste tédio de ser cristão que se constata sempre no meio de nós. Apesar de todos os problemas, de todos os sofrimentos e penas que existem, sem dúvida, precisamente na África, sempre se palpava a alegria de ser cristão, de pertencer à Igreja".
Um remédio contra a lassidão do crer, segundo Bento XVI, foi a experiência da Jornada Mundial da Juventude, em Madri, na Espanha, que ele definiu "magnífica". Um remédio que o Papa dividiu em cinco "doses".
Em primeiro lugar, nesses eventos, há uma nova experiência da catolicidade, da universalidade da Igreja. Falamos línguas diferentes e possuímos costumes de vida diversos e formas culturais diversas; e no entanto nos sentimos imediatamente unidos como uma grande família.
Em segundo lugar, a Jornada favorece um novo modo de ser homem, de ser cristão, através do voluntariado. Cerca de 20 mil jovens fizeram o bem simplesmente porque é bom fazer o bem, é bom servir os outros. "É preciso apenas ousar o salto", afirmou o Papa.
O mesmo comportamento Bento também encontrou na África, por exemplo nas Irmãs de Madre Teresa que se prodigalizam pelas crianças abandonadas, doentes, pobres e atribuladas, sem se importarem consigo mesmas, tornando-se, precisamente assim, interiormente ricas e livres. Este é o comportamento propriamente cristão.
O terceiro elemento que faz parte das Jornadas Mundiais da Juventude é a adoração. Em Cristo ressuscitado, está presente Deus feito homem, que sofreu por nós porque nos ama. "Entramos nesta certeza do amor corpóreo de Deus por nós, e fazemo-lo amando com Ele. Isto é adoração. E só assim posso celebrar convenientemente a Eucaristia e receber devidamente o Corpo do Senhor."
Outro elemento importante das Jornadas Mundiais da Juventude é a presença do sacramento da Penitência. Deste modo, reconhecemos que necessitamos continuamente de perdão e que perdão significa responsabilidade.
Por fim, outra característica das Jornadas é a alegria, que brota da certeza de ser amado por Deus. Só a fé me dá esta certeza: É bom que eu exista; é bom existir como pessoa humana, mesmo em tempos difíceis. A fé nos faz felizes a partir de dentro. "Esta é uma das maravilhosas experiências das Jornadas Mundiais da Juventude."
O Papa então se dirigiu aos seus colaboradores da Cúria: "Queria agradecer do íntimo do coração a todos vocês pelo apoio que prestam para levar adiante a missão que o Senhor nos confiou como testemunhas da sua verdade, e desejo a todos vocês a alegria que Deus nos quis dar na encarnação do seu Filho. Um santo Natal!".
Apelo de Natal na Terra Santa

Disponível em: www.blogdacnbb.com
Cardeal Rylko: "A Igreja olha com expectativa para a JMJ 2013 no Rio de Janeiro"

Faltando um ano e meio para o evento, a que ponto estão os preparativos? Foi o que a Rádio Vaticano perguntou ao Cardeal Ryłko:
Card. Ryłko:- A JMJ do Rio de Janeiro inaugurará uma série de importantes eventos internacionais sediados no Brasil nos próximos anos: a Copa do Mundo em 2014 e, depois, as Olimpíadas de 2016. Isso comporta muita responsabilidade, pois a JMJ será o primeiro desses grandes eventos, será uma espécie de abre-alas. Na escolha da data da Jornada, isso foi levado em consideração, e se tomou a decisão de retornar ao ritmo bienal, com o qual os encontros mundiais dos jovens com o Papa iniciaram. O ritmo bienal, portanto, não é uma novidade. Sem dúvida, esta escolha nos impõe um caminho preparatório, seja na organização, seja na pastoral, mais intenso. De fato, o Comitê organizador do Rio está trabalhando a todo vapor.
O Cardeal Rylko comentou também a reunião realizada na semana passada, com a presença do Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.
Segundo ele, agora se está em busca dos lugares mais aptos para as grandes celebrações com o Papa, para as catequeses e para alojar os jovens. "E aqui se deve destacar a grande disponibilidade das autoridades civis brasileiras de vir ao encontro das necessidades organizacionais ditadas pela JMJ."
Sobre a preparação espiritual dos jovens, o cardeal destacou a peregrinação da Cruz da Jornada, "que está encontrando um extraordinário acolhimento", e citou o exemplo de São Paulo, em que 100 mil jovens se reuniram para receber este símbolo: "Toda a Igreja no Brasil vive com grande alegria e entusiasmo esta belíssima aventura, da qual os jovens são os protagonistas indiscutíveis".
Para o purpurado, o tema escolhido para 2013, "Ide e fazei discípulos todos os povos" se insere no grande projeto da Missão Continental: "Toda a Igreja olha para este encontro no Rio com muita expectativa. Deve-se dizer ainda que o Rio de Janeiro, com suas belezas naturais, será sem dúvida uma magnífica moldura para o próximo encontro dos jovens com o Sucessor de Pedro".
Disponível em: www.blogdacnbb.com
Dom Damasceno: "Igreja defende direitos dos povos Amazônicos"

Salvador recebe Cruz Peregrina dos Jovens e Ícone de Maria com oração e festa

O evento teve início nas ilhas do Recôncavo Baiano no último sábado (17). Os Símbolos chegaram à Arquidiocese de Salvador às 5:30 da manhã do domingo, na BR-324, com jovens acordando cedo para abraçar a cruz de Jesus Cristo. A programação da manhã contou com uma carreata até o Santuário da Irmã Dulce, e em seguida, uma passeata que movimentou as pessoas em louvor e oração até a Igreja do Senhor do Bonfim, onde a Santa Missa foi realizada para a comunidade de Salvador, presidida por Dom Murilo Krieger.
Na homilia, suas palavras emocionadas lembraram que a cruz que um dia foi de vergonha, hoje é a esperança dos jovens. "Desde que Cristo abriu suas mãos e deixou-se crucificar, ela se tornou uma cruz redentora. Esta Cruz da JMJ que encontrei é a expressão do amor de Cristo aos jovens. E o Ícone de Nossa Senhora representa Maria acompanhando Cristo, sempre aos pés da cruz", disse.
A cidade parou no domingo à tarde quando a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora passaram pelas ruas de Salvador e levaram a esperança de Jesus Cristo a cada soteropolitano.
As bandas Dominus e Alto Louvor se encarregaram de puxar dois trios elétricos do Campo Grande até a Praça Municipal, onde shows com bandas locais e a cantora Eliana Ribeiro se revezaram no palco para o encerramento do evento.
Entre as músicas, momentos de oração, que reforçaram o clima vivido neste Bote Fé: a certeza de que Cristo renasce nos corações de cada baiano e é quem está sempre presente em nossas vidas, nos momentos de alegria e dificuldade.
"Nossa vida é como esta cruz que é montada e desmontada em cada Bote Fé, mas Cristo dá o sentido para seguirmos o caminho certo e vivermos de acordo com a Sua vontade", destacou Maria Isabel, moradora da Ilha da Itaparica.
Por Amandda Souza e Manuela Castro
Disponível em: www.blogdacnbb.com
Mensagem de Natal aos presbíteros do Brasil

Leia a mensagem:
Mensagem à CNP e aos Presbíteros – Natal 2012
Irmãos e amigos Presbíteros,
“Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sujeito à Lei, para resgatar os que eram sujeitos à Lei, e todos recebermos a dignidade de filhos” (Gl 4,4-5).
É Natal! Festa da Esperança. Somos chamados, escolhidos, consagrados e enviados para anunciar e testemunhar a Salvação de nosso Deus. Não obstante os pecados que nos ferem, a graça e a misericórdia de Deus são infinitamente abundantes.
Essas palavras levam-nos a outras palavras, as do Cardeal Dom Cláudio Hummes, então Prefeito da Congregação para o Clero, aos Presbíteros do 12º ENP, realizado em 13 a 19 de fevereiro de 2008, em Itaici/SP e a constatar sempre esta mesma realidade:
“Nossos Presbíteros, de modo geral, são homens dignos, bons, homens de Deus, admiráveis, generosos, honestos, incansáveis na doação de todas as suas energias ao seu ministério, à evangelização, em favor do povo, especialmente a serviço dos pobres e dos marginalizados, dos excluídos e dos injustiçados, dos desprezados e sofridos de todo tipo. A imensa maioria são sacerdotes fiéis à sua vocação e missão, fiéis e zelosos no exercício de seu ministério, na entrega total de seu ser ao Senhor e a seu Reino”.
Já às portas do 14º ENP, a ser realizado em Aparecida/SP, nos dias 01 a07 de fevereiro de 2012, que nos convida a refletir sobre a “A Identidade e a Espiritualidade do Presbítero, no Processo de Mudança de Época”, desejo a todos os presbíteros um santo e abençoado Natal e Ano Novo de esperança, repleto das bênçãos do Menino-Deus.
Acompanhe-nos Maria, a Virgem Santíssima, a Mãe do Redentor enviado por Deus ao encontro de nossa fragilidade e pequenez, para nos apresentar uma proposta de vida, liberdade e salvação definitivas.
Na alegria do Senhor que vem,
Presidente - CNP
Disponível em: www.blogdacnbb.com
CNBB lança concurso para música do hino da Campanha da Fraternidade 2013

A Campanha da Fraternidade de 2013 tem como tema “Fraternidade e juventude”, e lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Cf. Eclo, 38,8)
“Refletir sobre a realidade das juventudes no contexto da atual cultura midiática, para compreender seu impacto na vida dos jovens à luz do evangelho, acolhendo-os como sujeitos e, com eles, construir relações e estruturas que promovam a Vida”, é o objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2013.
“A CNBB agradece a todos os que participaram do concurso da letra e solicita a colaboração dos compositores para a criação de uma música fluente e bela para o hino da CF 2013, contribuindo no trabalho de evangelização da juventude”, afirmou o assessor da CNBB para a Música Litúrgica, padre José Carlos Sala.
Disponível em: www.blogdacnbb.com
Papa Bento XVI lembra o sentido religioso do Natal

Diante de milhares de peregrinos reunidos na sala Paulo VI, Bento XVI pediu orações "por aqueles que passam por duras provas". "Que nestes dias santos, a caridade cristã se mostre singularmente ativa para com os mais necessitados. Para os pobres não pode haver adiamentos", assinalou. O Papa destacou que no Natal não se celebra "o simples aniversário do nascimento de Jesus", mas "um profundo mistério que continua a marcar a história humana, hoje".
"A celebração do Natal recorda-nos que, naquele Menino nascido em Belém, Deus se aproximou de todos e cada um dos homens; nós podemos encontrá-lo agora, num 'hoje' sem ocaso", declarou, em português. "De fato, na liturgia, aquele acontecimento ultrapassa os confins do tempo e do espaço e torna-se presente hoje, o seu efeito perdura no decorrer dos dias, dos anos, dos séculos", acrescentou.
O Natal, destacou Bento XVI, "celebra a entrada de Deus na história, fazendo-se homem" e aponta "para lá de si mesmo, para a redenção" da humanidade "na cruz e na glória da ressurreição". "É verdade que a redenção do homem se deu num período concreto da história, ou seja, na vida de Jesus de Nazaré, mas Jesus é o Filho eterno de Deus; o Eterno entrou no tempo e no espaço, para tornar possível o encontro com Ele 'hoje'", observou. Aludindo à "ternura e amor de Deus" que se celebra neste período, o Papa citou uma expressão da liturgia católica, na qual se afirma 'hoje nasceu o nosso Salvador'. "Este termo «hoje» não é uma palavra vazia, mas significa que Deus nos dá a possibilidade de o reconhecer e acolher agora - como fizeram outrora os pastores em Belém -, para que nasça também na nossa vida e a renove, ilumine e transforme com a graça da sua presença", indicou.
Na saudação aos peregrinos de língua portuguesa, Bento XVI desejou, de novo, "um Natal verdadeiramente cristão". "Que os votos de «Boas Festas», que ides trocar uns com os outros, sejam expressão da alegria que sentis por saber que Deus está no meio de nós e deseja percorrer conosco o caminho da vida. Para todos, um santo Natal e um bom Ano Novo, repleto das bênçãos do Deus Menino", concluiu.
Disponível em: http://www.blogdacnbb.com
Eu Quero é Mais! Vereadores recifenses já aprovam um aumento para 2013

No Recife, as oligarquias sempre se vão

domingo, 25 de dezembro de 2011
Feliz Natal!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Maria e o Anjo (Padre Fábio de Melo e Elba Ramalho- CD Iluminar 2009)
Quem serás tu, criatura bela
Que encheu meu quarto com tua luz
O teu olhar me trouxe a paz
Tua presença me refaz
(Anjo)
Eu sou o Anjo Gabriel
Venho em nome do Senhor
Darás a luz ao Salvador
Serás a mãe do Emanuel
(Maria)
Por que teus lábios tremem tanto assim
Por que não tira os seus olhos de mim
(Anjo)
Há tanta graça estar diante de ti
Que o céu inteiro espera por teu sim
(Maria)
Não temas, doce anjo do Senhor
Escuta o que agora eu vou falar
Sorria e vai ao céu anunciar
Sim, eu serei a mãe do Salvador
(Anjo)
Ave, Maria, quanta alegria
O céu se encheu de luz
Pois vai nascer Jesus
Santa Maria, Deus escolheu-te bem
E todos os anjos cantam amém!
Onde Está o Teu Irmão - Padre Fábio de Melo - DVD Iluminar Ao Vivo (2010)
Onde estará aquele que eu concebi?
Confiei aos cuidados teus e agora não está aqui?
Onde andarás o que um dia se descuidou?
Acaso os erros que cometeu são maiores que os teus?
Onde se esconde aquele que foi difamado?
Não pudeste limpar ao menos seu nome?
Olha, sou eu, se ele sofre sou eu
Falam de mim, pois seu rosto é o meu
Como receberás o sol noutro dia?
A luz te lembrará o semblante dele
Em cada manhã verás sua imagem
Até que consoles o meu coração
Onde está o teu irmão?
Como estará aquele que adoeceu?
Quando a enfermidade chegou, teu compromisso acabou?
Como andarás o que era de tua casa?
Novamente responderás: 'Acaso sou eu o seu guarda?'
Braços fortes te dei pra levantá-lo
Meu amor, eu te dei pra aliviar a dor
Que ele enfrentou por querer e não ser fiel
Mas igual a ti, ele espera o céu
Como receberás o sol noutro dia?
A luz te lembrará o semblante dele
Em cada manhã verás sua imagem
Até que consoles o meu coração
Onde está o teu irmão?
P. S.: Passei por uma rica experiência a partir dessa belíssima letra cantada por Pe Fábio de Melo. Num momento delicado de minha família, após a prisão do meu irmão. Vivenciei essa letra no meu cotidiano, ao testemunhar o sofrimento de meus pais pela ausência do meu irmão.
Viver Pra Mim É Cristo - Padre Fábio de Melo (part. esp. Andre Leonno e Maninho) - DVD Iluminar Ao Vivo (2010)
Senhor, preciso Te dizer que é impossível me esquecer
Que não estou só nesta batalha entre o bem e o mal
A cada nova experiência, eu Te glorifico mais
Te ter é a maior diferença em mim
Se os bons combates eu não combater
Minha coroa não conquistarei
Se minha carreira eu não completar
De que vale a minha fé tanto guardar
Se perseguido aqui eu não for
Sinceramente um cristão não sou
A Tua glória quero conhecer
Ver a experiência de sobreviver...
Viver pra mim é Cristo, morrer pra mim é ganho
Não há outra questão, quando se é cristão
Não se para de lutar
Triunfarei sobre o mal, conquistarei troféus
Não há outra questão, quando se é cristão
Não se para de lutar... até chegar ao céu
Se calarem o som da minha voz
Em silêncio estarei a orar
Se numa prisão me colocar
Eu vou Te adorar
Se minha família me trair
Eu vou sonhar com Deus
Viver seus planos isso é parte
De uma carreira de cristãos
Abraço eterno - Padre Fábio de Melo - CD iluminar
Amor tão grande, amor tão forte, amor suave, amor sem fim
Que a própria morte transforma em vida, abraço eterno de Deus em mim
Nem as torrentes das grandes águas conseguirão apagar esse amor
Pois suas chamas são fogo ardente, mais do que a morte, é tão forte esse amor
De abraço esmagante, de ausência torturante
De noite e luz é feito esse amor
De dor incomparável, consolo inestimável
De vida e cruz é feito esse amor
domingo, 18 de dezembro de 2011
Então é Natal
Então é Natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez
Então é Natal, a festa Cristã
Do velho e do novo, do amor como um todo
Então bom Natal, e um ano novo também
Que seja feliz quem, souber o que é o bem
Então é Natal, pro enfermo e pro são
Pro rico e pro pobre, num só coração
Então bom Natal, pro branco e pro negro
Amarelo e vermelho, pra paz afinal
Então bom Natal, e um ano novo também
Que seja feliz quem, souber o que é o bem
Então é Natal, o que a gente fez?
O ano termina, e começa outra vez
Então é Natal, a festa Cristã
Do velho e do novo, o amor como um todo
Então bom Natal, e um ano novo também
Que seja feliz quem, souber o que é o bem
Harehama, há quem ama
Harehama, ha...
Então é Natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez
Hiroshima, Nagasaki, Mururoa, ha...
P.S.: Domingo é Natal! Cristo, mais uma vez, nascerá. Estejamos prontos para receber com esperança, fé e alegria o menino Jesus. Paz e Bem!
Se liga oposição: PT passa o comando da sucessão do Recife ao Prefeito João da Costa

Foto: Clemilsom Campos/JC Imagem
Funcionários do Palácio do Campo das Princesas de malas prontas


Governanta Vitória Maria da Silva sente o fato de ter que deixar o Palácio
Foto: Clemilsom Campos/JC Imagem
Humberto: Dilma recebeu "herança" positiva
Dá para considerar que o Governo Dilma é de continuidade ou a presidente já conseguiu incorporar uma identidade própria a administração?
São as duas coisas: é um governo de continuidade aos princípios e ao projeto iniciado ainda com o ex-presidente Lula, mas também um governo que tem inovado, que tem procurado deixar as suas marcas. Um exemplo são os programas que a presidente Dilma vem desempenhando, como já citei, a exemplo o da erradicação da miséria.
Disponível em: www.folhape.com.br
Jarbas: "Dilma vive um governo de continuísmo"


Nesta entrevista concedida ao Blog da Folha, a principal voz de oposição em Pernambuco, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), avalia que o primeiro ano do governo Dilma Rousseff (PT) foi marcado pela “luta fraticida” na base governista, de olho na ocupação dos ministérios. O peemedebista aponta a corrupção desenfreada na administração pública como o ponto negativo dos 12 primeiros meses de gestão, que levou à queda de sete ministros em menos de seis meses. Jarbas declara que Dilma vive o dilema do “governo de continuísmo”, ficando à sombra do ex-presidente Lula. Entretanto, o parlamentar aponta, como acerto do governo, o reconhecimento da importância e do papel que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) na história política-administrativa do país.
Senador, qual a sua avaliação em relação ao primeiro ano de governo da presidente Dilma Rousseff?
Não foi um ano fácil para a presidente, com os escândalos seguidos de corrupção. Por mais que os governistas e o PT neguem, ela recebeu uma “herança maldita”. Mas ela sabia de tudo, pois ocupou uma posição-chave dentro do Governo. A verdade é que os ministros caíram por causa da luta fratricida que ocorre dentro da base governista e pelo papel fiscalizador da Imprensa e de instituições como o Ministério Público e o Tribunal de Contas da União. Também foi um ano no qual ficou claro que a situação da economia já não é mais a mesma e que a crise internacional é maior e pode ter efeitos mais sérios sobre o Brasil.
Quais os pontos altos e baixos (erros e acertos) que se podem observar nesses 12 primeiros meses?
Eu aponto como o principal acerto da presidente a mudança na postura no exercício do cargo e também o reconhecimento da importância do papel do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que Lula e o PT quiseram jogar na lata do lixo da História. Dilma quebrou essa lógica perversa de que o Brasil começou em 2003. O ponto baixo realmente é a corrupção desenfreada no âmbito do Governo, que levou à queda de sete ministros e ameaças e suspeitas contra outros tantos. A presidente até pareceu que realmente tinha compromisso com a chamada “faxina ética”, mas logo desistiu e passou a ser levada pelos acontecimentos, pelos fatos divulgados pela Imprensa.
Vidas jovens importam: o triste cenário de violência e morte da juventude no Recife
De 1998 a 2018, quase 15 mil jovens foram assassinados na capital pernambucana. Números que vão muito além da estatística. Um triste retrato...
-
Chama-se Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que l...
-
O tempo corre implacável, oferecendo-nos, em nome de Deus, incontáveis oportunidades. Mas as pessoas andam apressadas e desejam um dia de qu...
-
Do blog da Folha de Pernambuco O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) foi nesta quarta-feira (27) à tribuna criticar as contradições do PT, ...