segunda-feira, 26 de março de 2012

Com denúncias sobre drogas, Papa Bento XVI celebra grande missa no México


Da Reuters
Papa Bento XVI usa um chapéu mexicano tradicional (Foto: Reuters / Edgard Garrido) 
O papa Bento XVI atraiu neste domingo (25) a maior multidão da sua viagem pela América Latina. Ele celebrou uma missa ao ar livre para 300 mil pessoas, segundo organizadores, em um parque em Leon, no México. Durante a celebração, um bispo local denunciou o "medo, abandono e dor" causados pelas guerras às drogas no México.
Longas filas de pessoas, muitas rezando, cantando e levando consigo fotos do pontífice e de Nossa Senhora de Guadalupe, a padroeira do México, caminharam para o local da missa por um período que durou horas.
Algumas pessoas ficaram mais de um dia acampadas para conseguir um bom lugar para o evento mais importante dos três dias de visita de Bento XVI ao México, que é o segundo mais populoso país católico do mundo. O papa passou pelas pessoas em um "papamóvel" e usava um sombreiro preto e branco, para o delírio da multidão.


Drogas
O arcebispo de Leon, José Martin Rabago, falou sobre os sofrimentos de um país em que os confrontos entre cartéis de drogas e o Estado mataram mais de 50 mil pessoas nos últimos cinco anos.
"Nós estamos vivendo entre eventos de violência e morte que geraram uma dolorosa sensação de medo, abandono e tristeza", disse Rabago em seu discurso de boas vindas.
O arcebispo condenou as "perversas raízes" dos problemas mexicanos, como a pobreza, falta de oportunidades, impunidade, injustiça e a crença de algumas pessoas de que o objetivo da vida é acumular bens e poder.
Disponível em: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Vidas jovens importam: o triste cenário de violência e morte da juventude no Recife

De 1998 a 2018, quase 15 mil jovens foram assassinados na capital pernambucana. Números que vão muito além da estatística. Um triste retrato...