
É com antecedência que queremos preparar o nosso querido povo santo para participar ativamente da Quaresma e da Semana Santa. O tempo da Quaresma vai da Quarta-feira de Cinzas até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive. Quarta-feira de Cinzas - dia importante para a participação do povo - dia de jejum e abstinência – vai dar este ano no dia 22 de fevereiro. Neste dia acontece a abertura da Campanha da Fraternidade com a finalidade principal de vivenciar e assumir a dimensão comunitária e social da Quaresma. A CF ajuda iluminar os gestos fundamentais deste tempo litúrgico: a oração, o jejum e a esmola. Neste ano a CF tem como tema: “Fraternidade e Saúde Pública”, e como lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra”(cf. Ecl 38,8; Diretório Litúrgico)
A quaresma é tempo oportuno de conversão, principalmente, com uma confissão sacramental bem feita para curtirmos íntimamente a Celebração das Páscoa; é tempo de vivenciar as obras de misericórdia (oração mais intensa, jejum e esmola, doando não apenas alguma coisa ao necessitado, mas nós mesmos, numa expressão de verdadeira caridade (abundância do amor de Deus em nós).
A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos dia 01 de abril. Dia importante para a participação do povo. Devemos santificar-nos na chamada “Semana Santa”, participando de tudo que estiver ao nosso alcance. Desejo destacar o Tríduo Pascal, o que nele é mais fundamental, pois o povo, de modo geral, gosta de vivenciar mais as devoções do que a essência da fé. Nossa preocupação recai sobre o que é essencial. Na Semana Santa o essencial e indispensável é o Tríduo Pascal da paixão e ressurreição do Senhor, que começa com a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, na quinta-feira santa, que será no dia 05 de abril e termina no Sábado de Aleluia, ou Sábado Santo de noite, prolongando-se pelo Domingo da Ressurreição.
Então, o que é essencial nestes três dias mais importantes do ano?
Na quinta-feira santa, é a missa da Ceia do Senhor com o Lava-pés. É costume celebrar neste dia de manhã a Missa do Crisma. Mas, atenção: A Missa do Crisma com a bênção dos Santos Óleos, missa também chamada da Unidade, pois o bispo está reunido com todo o seu presbitério, será celebrada antecipadamente, na quinta-feira, uma semana antes. Será dia 29 de março, no Santuário às 19h. Contamos com a participação de todos(as), nesta importante celebração.
Na Sexta-feira santa, o indispensável é a Ação Litúrgica da Paixão e morte do Senhor, celebrada, habitualmente, às 15h. Neste ano também será neste horário, na catedral. Quem quiser participar do sermão das Sete Palavras seja bem vindo, mas o mais importante é a Ação Litúrgica das 15h. Esta ninguém pode deixar de ir.
No Sábado Santo às 20h, na catedral, temos a celebração mais importante do Ano Litúrgico, chamada Vigília Pascal. É o cume do Ano Litúrgico. Ninguém deve faltar. Naturalmente cada paróquia vai ter o seu horário, contanto que seja de noite. A Vigília Pascal se prolonga no domingo da ressurreição, ou Páscoa.
Vamos comunicando aos amigos e amigas a importância do Tríduo Pascal para que todo o povo de Deus possa estar presente nestes dias cheios de graça e bênçãos do Senhor. Uma santa Quaresma para todos, um intensa participação na semana santa.
Dom Emanuel Messias de Oliveira
Bispo Diocesano de Caratinga
Disponível em: www.capelasaojose.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário